Produção Mais Limpa significa a aplicação contínua de uma estratégia econômica, ambiental e tecnológica integrada aos processos e produtos, a fim de aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia, através da não geração, minimização ou reciclagem de resíduos gerados, com benefícios ambientais e econômicos para os processos produtivos.(Definição: UNIDO)
Objetivos da P+L:
- Aumentar a vantagem econômica e competitiva da empresa.
- Racionalizar o uso de insumos.
- Reduzir os desperdícios.
- Minimizar a geração de resíduos, diminuindo os impactos ambientais.
- Aumentar a competitividade, atualizando a empresa de acordo com as exigências do mercado.
- Adequar os processos e produtos em conformidade com a legislação ambiental.
- Permitir a obtenção de indicadores de eficiência.
- Documentar e manter os resultados obtidos.
- Promover e manter a boa imagem da empresa, divulgando a ecoeficiência da produção e a qualidade dos produtos oferecidos.
Etapas para implementação da produção mais limpa:
É a aplicação de técnica ou conjunto de técnicas em uma área contaminada, visando a remoção ou contenção dos contaminantes presentes, de modo a possibilitar a sua reutilização, com limites aceitáveis de riscos ao meio ambiente e à saúde humana.

fonte: www.fiesp.com.br
Achei ótima a iniciativa e especialmente agora que faço um curso de sustentabilidade paralelo ao meu curso de Design na UFMG, este blog é um veículo interessante ao qual irei acompanhar.
ResponderExcluirMuito legal a iniciativa do blog! Estão de parabéns!!!
ResponderExcluirVale ressaltar que além de aumentar a vantagem econômica e competitiva da empresa, em alguns casos, pequenas alterações (sem custo algum) podem ser feitas!
ResponderExcluirOu seja, a empresa "será melhor" sem ter que gastar mais por isso, o que é uma grande preocupação dos empresários.