2020 SUSTENTÁVEL

Por um 2020 sustentável! Se cada um de nós iniciarmos pequenas mudanças nos hábitos sabendo do poder de mudança que nossos atos têm, em pouco tempo conseguiremos implantar um novo modo de vida consciente e sustentável no mundo.

Todos por um mundo melhor para se viver.

domingo, 11 de abril de 2010

Projeto PET - Utilização de Garrafas de PET Recicladas na Fabricação de Esmaltes e Vernizes Sintéticos

Pessoal estamos buscando casos de sucesso interessantes, a fim de trazer para a realidade as possibilidades dos temas aqui trabalhados.

Esse é um exemplo de um caso de sucesso da empresa BASF/SA, uma empresa de porte grande que atua no mercado internacional e localiza-se em São Bernardo do Campo/SP.

São ações como as dessa fábrica que farão a diferença, ela teve a visionária ideia de utilizar PET na fabricação de resinas que são utilizadas na formulação de esmaltes e vernizes da sua linha imobiliária de tintas.

Já que estas resinas são alquídicas, formadas por reação entre um poliácido, um poliálcool e um óleo vegetal, por isso, considerando que o PET (polietileno tereftalato) tem base química semelhante (poliácido + poliálcool) e que há uma alta disponibilidade de garrafas de PET dispostas no meio ambiente, seja em aterros ou inadequadamente em rios e lagos, causando problemas ambientais, identificou-se a oportunidade do uso potencial de garrafas recicladas de PET na formulação das resinas em questão, sinalizando uma conseqüente e necessária redução de custos na fabricação dos esmaltes e vernizes.

Acesse o link e conheça melhor esse caso de sucesso:


Um comentário:

  1. É exatamente isso que devemos ressaltar na P+L: REDUÇÃO DOS CUSTOS.
    Infelizmente alguns empresários acreditam que investir em melhorias ambientais é sinônimo de aumento dos custos, mas este exemplo mostra exatamente o contrário!
    Boa postagem!

    ResponderExcluir