2020 SUSTENTÁVEL

Por um 2020 sustentável! Se cada um de nós iniciarmos pequenas mudanças nos hábitos sabendo do poder de mudança que nossos atos têm, em pouco tempo conseguiremos implantar um novo modo de vida consciente e sustentável no mundo.

Todos por um mundo melhor para se viver.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Empresas de beneficiamento úmido de café reduzem o consumo de água



No ano de 2008, o Centro de Promoção de Tecnologias Sustentáveis da Bolívia começou a explorar formas de modificar o processo de moagem de café, para que pudesse reduzir substancialmente o consumo de água. Como resultado da investigação, se concluiu que é possível extrair a mucilagem (secreção que retém a água do grão) do café com quantidades mínimas de água usando apenas um processo mecânico, evitando a fermentação e a lavagem, sem alterações no sabor, incluindo melhoria da qualidade do café.

Assim, a mucilagem pode ser recuperada e usada na indústria de alimentos ou outros. Com base nessa pesquisa, foram realizados testes com várias empresas de processamento úmido do café. Com o sucesso da nova experiência, à empresa que já implementou a desmucilagem mecânica em novembro de 2009, somaram-se quatro empresas este ano. Na verdade, estas quatro empresas, localizadas em Yungas de La Paz, adotaram a desmucilagem mecânica, eliminando assim as operações de fermentação e lavagem, e obtendo os seguintes benefícios:

  • Redução do consumo de água (um recurso cada vez mais escasso na região) em aproximadamente 80%, sem afetar a qualidade do café.
  • Redução na quantidade de efluentes gerados.
  • Redução do esforço dos trabalhadores.
  • Redução do tempo de desmucilagem. Com o processo de fermentação, que inclui limpeza e canais para correr a água, eram utilizados, em média, 15 a 18 horas para processar o café. Agora, com a desmucilagem mecânica, demora de 2 a 3 horas.
  • Redução do tempo de secagem.
Fonte: http://www.producaomaislimpa-al.net/web/index.php?lang=2

Nenhum comentário:

Postar um comentário