2020 SUSTENTÁVEL

Por um 2020 sustentável! Se cada um de nós iniciarmos pequenas mudanças nos hábitos sabendo do poder de mudança que nossos atos têm, em pouco tempo conseguiremos implantar um novo modo de vida consciente e sustentável no mundo.

Todos por um mundo melhor para se viver.

sábado, 11 de setembro de 2010

OIT lança cartilha sobre empregos verdes em reunião do CDES.


green-jobs

O Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil divulgou hoje (20/08/09) uma cartilha sobre empregos verdes. O lançamento ocorreu durante a abertura do seminário “Empregos Verdes e Construções Sustentáveis”, promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), um órgão de assessoramento da Presidência da República, formado por representantes do governo, trabalhadores, empresários,movimentos sociais, e personalidades expressivas em diversos setores.

O evento teve a participação dos ministros das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, e do Meio Ambiente, Carlos Minc, além do presidente da Central Única dos Trabalhadores, Artur Henrique Santos, que também é coordenador do grupo de trabalho de Matriz Energética do CDES.

A publicação de 12 páginas mostra que o século XXI enfrenta dois desafios: prevenir-se contra a mudança climática e proporcionar desenvolvimento social e trabalho decente para todos. Isto significa elevar mais de 1,3 bilhão de pessoas, acima da linha da pobreza, oferecendo oportunidade de emprego para 500 milhões de jovens que ingressarão no mercado de trabalho durante os próximos 10 anos

Isto também significa viabilizar o acesso a formas modernas de energia para 1,6 bilhão de pessoas que ainda não as tem, bem como moradia digna e uma sistema de saneamento para mais de um bilhão de habitantes dos bairros pobres nas megacidades globais.

Estes dois desafios estão intimamente relacionados e não podem mais ser enfrentados separadamente. Os “empregos verdes” e o fomento de uma economia verde constituem atualmente os propulsores chaves rumo a um desenvolvimento econômico e social que também sustentável ambientalmente.

Durante a reunião do CDES, Peter Poschen, especialista da OIT para o tema, fez uma palestra destacando o potencial de criação de empregos devidos às mudanças climáticas. Na área de energias renováveis, por exemplo, atualmente existem 2,3 milhões de empregos, mas a OIT espera que sejam 20 milhões até 2030.


Fonte:http://gestaoambiental09.wordpress.com/2009/08/

Nenhum comentário:

Postar um comentário