2020 SUSTENTÁVEL

Por um 2020 sustentável! Se cada um de nós iniciarmos pequenas mudanças nos hábitos sabendo do poder de mudança que nossos atos têm, em pouco tempo conseguiremos implantar um novo modo de vida consciente e sustentável no mundo.

Todos por um mundo melhor para se viver.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

EMISSÃO ZERO

Bom tarde pessoal.

Tive uma aula interessante na cadeira de GESTÃO SÓCIO-AMBIENTAL NAS EMPRESAS. Entre várias questões discutimos a Permacultura e o que é Emissão Zero (na produção). Um ponto que merece reflexão: há 20 ou 30 anos falávamos que era impossível (utópico) atingir níveis de Gestão da Qualidade Total, Satisfação total dos clientes. mais tempo, o Just in Time era apenas para a Toyota. Hoje falam que é impossível chegar a Emissão Zero, ou ter o reaproveitamento de 100% dos resíduos nas cadeias produtivas. Se pensarmos em forma sistêmica de aproveitamento, não é. As empresas se utilizando do "lixo" de outras para ter sua matéria prima. Ainda há muitos bstáculos e um dele é a falta de cultura de pensar em formasistêmica. Talvez isso fique para a geração após a nossa. Mas não podemos deixar de fazer nossa parte e passar adiante boa idéias.

Dentro desse âmbito, temos dois links interessantes: o primeiro é da Fundação ZERI (Zero Emissions Research & Initiatives (ZERI). Este tem a seguinte proposta (resumidamente):

* Emissão Zero - produtividade total, total aproveitamento dos resíduos.
** Capitalismo Natura
*** Produtividade Sistêmica (regulamentação dos benefícios
gerados pelos resíduos)
**** Programa Ciclo Brasil – Programa Integrado de Aproveitamento de Resíduos – que tem por objetivo reduzir o desperdício, reduzir os impactos ambientais, aumentar o crescimento econômico e propiciar novos postos de trabalho.


O Segundo é uma reportagem que fala dessa Organização e aborda o mesmo tema. Interessante também.


Wagner Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário