2020 SUSTENTÁVEL

Por um 2020 sustentável! Se cada um de nós iniciarmos pequenas mudanças nos hábitos sabendo do poder de mudança que nossos atos têm, em pouco tempo conseguiremos implantar um novo modo de vida consciente e sustentável no mundo.

Todos por um mundo melhor para se viver.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Projeto Produção mais Limpa


Meio Ambiente - Ações

Projeto Produção mais Limpa.

A Produção mais Limpa é a aplicação continuada de uma estratégia ambiental integrada e preventiva em relação aos processos, produtos e serviços, buscando benefícios econômicos, sociais e ambientais.

A adoção da estratégia de Produção mais Limpa implicará numa maior eficiência econômica por intermédio da eficiência ecológica, agregando cada vez mais valor aos produtos e serviços, com menor consumo de materiais, gerando cada vez menos resíduos e reduzindo a poluição.

O projeto de criação de Núcleos de Produção Mais Limpa, fundamentado em metodologias desenvolvidas pelo Programa de Prevenção da Poluição das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial - UNIDO e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - UNEP, foi concebido para atender à crescente preocupação das pequenas e médias empresas sobre as questões ambientais, conscientes de que a poluição que produzem é um sinal de ineficiência e os resíduos são matérias-primas não utilizadas nos produtos finais.

Objetivo

O Projeto de Produção mais Limpa do Banco do Nordeste tem como objetivo patrocinar a instalação de Núcleos de Tecnologias Limpas, formar consultores em Produção mais Limpa, disseminar os conceitos e financiar projetos de tecnologias limpas aos empresários nordestinos.

Os Núcleos de Tecnologias Limpas atuam como centros receptores e difusores de informações de técnicas de produção mais limpa, adotando metodologia recomendada pela UNIDO-UNEP, que tem como objetivo prestar serviços especializados às empresas na implementação de ações direcionadas à ecoeficiência no uso de insumos e serviços no processo produtivo, bem como no destino final de efluentes e resíduos sólidos, mediante:

  • treinamento e capacitação de profissionais;
  • prestação de serviços aos setores produtivos em Produção mais Limpa;
  • integração à Rede Brasileira de Produção mais Limpa (www.pmaisl.com.br);
  • apoio à criação de novos núcleos.

A partir do compromisso assumido pelos agentes financeiros federais em inserir, nos processos de concessão de crédito, as exigências ambientais previstas em lei, o Banco do Nordeste, além do cumprimento dos termos previstos no Protocolo Verde, tem realizado ações ambientalmente recomendáveis e financiado projetos focados no meio ambiente. Para promover uma produção mais limpa, as empresas podem contar com as linhas de crédito do Programa FNE-Verde.

Para quê

Na empresa - ao adotar essa estratégia, as empresas assumem uma forma de gestão que considera os problemas sociais, a saúde e a segurança de seus colaboradores, levando-as a:

  • reduzir os desperdícios de matérias-primas e energia;
  • reduzir despesas com tratamento e disposição de resíduos;
  • aumentar sua competitividade, por meio de redução de custos e aumento nas vendas;
  • incrementar sua responsabilidade social corporativa;
  • melhorar sua imagem junto à comunidade.

Na comunidade - ao buscar um melhor desempenho ambiental, as empresas assumem diversas responsabilidades sociais, beneficiando clientes, funcionários, acionistas e a própria comunidade.

Parcerias

  • BANCO DO NORDESTE – Patrocinador
  • Universidade Federal do Ceará – Hospedeira e coordenadora do Núcleo:npmlce@dem.ufc.br
  • Universidade Federal de Pernambuco – Hospedeira e coordenadora do Núcleo:ntl@propesq.ufpe.br

Fonte:http://www.bnb.gov.br/content/aplicacao/Meio_Ambiente/Acoes/gerados/producao_mais_limpa.asp?idTR=meioambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário