2020 SUSTENTÁVEL

Por um 2020 sustentável! Se cada um de nós iniciarmos pequenas mudanças nos hábitos sabendo do poder de mudança que nossos atos têm, em pouco tempo conseguiremos implantar um novo modo de vida consciente e sustentável no mundo.

Todos por um mundo melhor para se viver.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Administração verde é crucial

Empresas devem se adiantar, diz presidente do Carbon Disclosure Project (CDP)

As empresas que não medirem suas emissões de carbono correm o risco de perder suas vantagens competitivas e parecerem "que não sabem o que estão fazendo", disse o presidente do Carbon Disclosure Project (CDP). O CDP é uma ONG baseada em Londres, que tem a maior base mundial de dados corporativos sobre a mudança do clima.

Falando numa palestra sobre o carbono e o futuro da administração dos negócios, anteontem, Paul Simpson enviou uma forte mensagem a empresas que atualmente não medem suas pegadas de carbono - esta informação se tornará a norma na próxima década, e quem agir primeiro colherá os benefícios.

"Do ponto de vista dos negócios e dos investimentos, a mudança do clima é realmente a primeira revolução industrial já prevista", ele disse. "Sabemos que temos de mudar mas não sabemos quando, quão rápido e com quais tecnologias. As empresas que puderem prever isto serão os vencedores na nova economia. E as que não conseguirem entender serão as perdedoras".

Simpson reconheceu que algumas empresas enxergam o processo de prestar contas sobre suas emissões de carbono como uma carga adicional, mas ele alertou que investidores e o público estão cada vez mais exigindo que elas façam isto.

As empresas podem perder contratos por não ter metas de emissão e planos para cortar carbono, mas aquelas que tiverem serão mais populares junto a investidores, ele afirmou, de acordo com o Business Green.

"Em 2002 trabalhávamos com 35 investidores institucionais com ativos de U$ 4.5 trilhões. Hoje são mais de 500 investidores, com ativos de U$ 60 trilhões. Mais da metade do dinheiro investido no mundo está pedindo a companhias no qual investe que revelem este tipo de dados."

No ano passado, disse ele, 95% das empresas listadas entre as maiores pelo jornal Financial Times estavam medindo e reportando suas emissões de carbono. "Se você não fizer isto, há um risco competitivo real. Você vai ficar na posição de parecer não saber o que está fazendo?"

Um comentário:

  1. Equilíbrio nas três dimensões da sustentabilidade: Econômico, Social e Ambiental.

    ResponderExcluir