2020 SUSTENTÁVEL

Por um 2020 sustentável! Se cada um de nós iniciarmos pequenas mudanças nos hábitos sabendo do poder de mudança que nossos atos têm, em pouco tempo conseguiremos implantar um novo modo de vida consciente e sustentável no mundo.

Todos por um mundo melhor para se viver.

sábado, 27 de março de 2010

HORA DO PLANETA HOJEEEEEE!!!!!!!

No sábado, 27 de março, entre 20h30 e 21h30 (hora de Brasília), o Brasil participa oficialmente da Hora do Planeta. Das moradias mais simples aos maiores monumentos, as luzes serão apagadas por uma hora, para mostrar aos líderes mundiais nossa preocupação com o aquecimento global.

A Hora do Planeta começou em 2007, apenas em Sidney, na Austrália. Em 2008, 371 cidades participaram. No ano passado, quando o Brasil participou pela primeira vez, o movimento superou todas as expectativas. Centenas de milhões de pessoas em mais de 4 mil cidades de 88 países apagaram as luzes. Monumentos e locais simbólicos, como a Torre Eiffel, o Coliseu e a Times Square, além do Cristo Redentor, o Congresso Nacional e outros ficaram uma hora no escuro. Além disso, artistas, atletas e apresentadores famosos ajudaram voluntariamente na campanha de mobilização.

Existem diversas formas de participação. A primeira delas é se cadastrar no site http://www.horadoplaneta.org.br/ e informar os dados necessários. É bem rápido. O cadastro dos participantes é a principal maneira que se tem de avaliar quantas pessoas apagaram as luzes. Os participantes brasileiros serão somados com os de outros países, formando uma grande corrente pelo futuro do planeta.
PORTO ALEGRE JÁ CONFIRMOU SUA PARTICIPAÇÃO NO EVENTO:
Largo dos Açorianos, Júlio de Castilhos (Praça da Matriz), Monumento ao Expedicionário, Fonte Talavera, Viaduto Otávio Rocha, Estátua do Laçador, Estátua de Bento Gonçalves e Praça da Alfândega. Todos esses ícones ficarão sem iluminação no dia 27 de março às 20h30 para a Hora do Planeta.
Na capital do nosso Estado, a prefeitura participará de um evento oficial organizado pela rede de lojas Walmart Brasil, um dos patrocinadores da Hora do Planeta 2010, onde o interruptor simbólico das luzes da cidade será desligado.
VAMOS LA PESSOAL! DIVULGUEM PARAS SUAS FAMÍLIAS E AMIGOS ATRAVÉS DO ORKUT, DO MSN OU DO TWITTER!!!!
ABRAÇOS!

terça-feira, 23 de março de 2010

Entrevista com o físico Amory Lovins




Pessoal, achei uma entrevista muito interessante com nada mais, nada menos que o autor do livro Capitalismo Natural. O físico questiona e derruba vários pressupostos relativos à sustentabilidade, ao aquecimento global e à neutralização. Leiam e aproveitem para entender um pouco mais sobre esse conceito cada dia mais necessário em nossas vidas.


domingo, 21 de março de 2010

O que é Produção Mais Limpa (P+L)?


Produção Mais Limpa significa a aplicação contínua de uma estratégia econômica, ambiental e tecnológica integrada aos processos e produtos, a fim de aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia, através da não geração, minimização ou reciclagem de resíduos gerados, com benefícios ambientais e econômicos para os processos produtivos.(Definição: UNIDO)



Objetivos da P+L:


  • Aumentar a vantagem econômica e competitiva da empresa.
  • Racionalizar o uso de insumos.
  • Reduzir os desperdícios.
  • Minimizar a geração de resíduos, diminuindo os impactos ambientais.
  • Aumentar a competitividade, atualizando a empresa de acordo com as exigências do mercado.
  • Adequar os processos e produtos em conformidade com a legislação ambiental.
  • Permitir a obtenção de indicadores de eficiência.
  • Documentar e manter os resultados obtidos.
  • Promover e manter a boa imagem da empresa, divulgando a ecoeficiência da produção e a qualidade dos produtos oferecidos.


Etapas para implementação da produção mais limpa:

É a aplicação de técnica ou conjunto de técnicas em uma área contaminada, visando a remoção ou contenção dos contaminantes presentes, de modo a possibilitar a sua reutilização, com limites aceitáveis de riscos ao meio ambiente e à saúde humana.


fonte: www.fiesp.com.br

sábado, 20 de março de 2010

O inicio de nosso trabalho!

Houve um tempo em que as pessoas e organizações não se preocupavam com as questões ambientais. Os resíduos gerados por todos eram despejados na água, no ar ou no solo sem controle, não existindo dentro das empresas a figura de um responsável pelo meio ambiente.

Com o passar do tempo e em função de alguns graves acidentes ambientais que ocorreram ao longo do tempo, muitas empresas resolveram melhorar seu desempenho ambiental, reduzindo emissões nocivas e diminuindo seu impacto na natureza. Hoje em dia, as organizações reconhecem a importância de uma mudança radical nos métodos de produção, e há uma tendência para a adoção de um novo modelo sustentável nas mais variadas empresas mundiais.

O capitalismo verde é a teoria de que preservar o ambiente, ser socialmente responsável, interagir na comunidade em que se está inserido traz satisfação aos clientes, diferencia a empresa em relação a concorrência e por consequência amplia os lucros para os acionistas.

Essa mudança de atitude frente ao meio ambiente veio para ficar em nossos lares, em nossas organizações e em nossa vida, e nosso blog tem por objetivo analisar as principais teorias de capitalismo natural, verificar novas formas de produção mais limpa e eficiente, trazer os melhores e piores exemplos de organizações empresariais e discutir novas idéias para o desenvolvimento sustentável de nosso planeta.

Esperamos que você, leitor, acompanhe nosso trabalho e nos ajude para melhorarmos cada vez mais!
VENHA CONOSCO!
Daniel, Carina e Daniel.