2020 SUSTENTÁVEL

Por um 2020 sustentável! Se cada um de nós iniciarmos pequenas mudanças nos hábitos sabendo do poder de mudança que nossos atos têm, em pouco tempo conseguiremos implantar um novo modo de vida consciente e sustentável no mundo.

Todos por um mundo melhor para se viver.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Philips lança conceito de lâmpada ecológica que utiliza bactérias para produzir a luz

A Philips decidiu ir além das tradicionais formas de produção de energia limpa como a energia solar ou eólica e criou um novo conceito de lâmpada que utiliza uma grande colônia de bactérias para produzir energia.

O conceito explora a capacidade de luminescência de um determinado tipo de bactéria que pode ser alimentado com metano e materiais compostos.

O aparelho possui um design próprio para abrigar a colônia de bactérias, portanto, foi desenvolvida uma parede de vidro em forma de células. Cada célula é conectada com finos tubos de silicone por onde a comida deve passar, criando um sistema de transporte do material vivo.

Para alimentar a colônia e manter a produção de energia, a Philips sugere que o metano seja recolhido do processo de trituração de alimentos como os vegetais.

A luminescência é a capacidade de produção de energia por uma determinada substância quando submetida a algum tipo de estímulo em baixas temperaturas, o oposto da incandescência, que é o processo de produção de energia devido ao alto aquecimento.

O conceito da Philips ainda não é capaz de substituir totalmente a iluminação artificial, mas representa um primeiro passo para buscarmos formas mais ecológicas de produção de energia. E a empresa acredita que seu projeto também possa ser utilizado em um futuro próximo como indicadores noturnos nas pistas das estradas e rodovias e também como sinais de saída de emergência em locais de pouca iluminação.

Assim como a colmeia urbana, a lâmpada verde faz parte da linha Microbial Home Design da Philips, que visa tornar a vida doméstica mais sustentável e renovável.

Obviamente, nada disso está no mercado – até porque precisa passar por regulamentação dos órgãos governamentais competentes em todos os países. Mas é um começo.

Um comentário:

  1. Isto é muito importante para a economia de energia do mundo. Um grande avanço para a humanidade.

    ResponderExcluir