2020 SUSTENTÁVEL

Por um 2020 sustentável! Se cada um de nós iniciarmos pequenas mudanças nos hábitos sabendo do poder de mudança que nossos atos têm, em pouco tempo conseguiremos implantar um novo modo de vida consciente e sustentável no mundo.

Todos por um mundo melhor para se viver.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

30 links interessantes sobre PRODUÇÃO MAIS LIMPA

1.

http://www.businessgreen.com


BusinessGreen é um site de negócios de Londres, que oferece às empresas as últimas notícias e melhores práticas de como se tornar ambientalmente responsável, sem que a empresa perca o foco de seu negócio. Eles oferecem muitas oportunidades de anúncios e patrocínios, como por exemplo a divulgação de vídeos curtos produzidos pelas empresas, sobre suas práticas sustentáveis. O site divulga eventos, possui enquetes, seções de dicas, colunas de debate e opiniões de especialistas


2.

http://www.youtube.com/watch?v=G3WTqK_XgKc

Reportagem sobre a descoberta de cientistas da Universidade de Rio Grande, para utilização de uma lama retirada do Porto de Rio Grande que pode ser usada para geração de energia. Essa lama era colocada fora, porém ela possui a presença da bactéria "micróbio elétrico", a qual, se armazenada em quantidade suficiente, permite a criação de uma usina energética, com capacidade de abastecer cidades do tamanho de Florianópolis.


3.

http://www.youtube.com/watch?v=fBptS_3xt78

Reportagem sobre uma pesquisa de alunas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso, que busca reduzir a quantidade de efluentes químicos, especialmente o sulfato de alumínio, usados na fabricação de tintas. O objetivo é a redução de custos e proteção do meio ambiente. Para a limpeza dos efluentes, o estudo propõe o uso de polímeros naturais, vindos da natureza, como o quiabo, por exemplo.


4.

http://www.jnjbrasil.com.br/reach/sobre.html


Link para o site da empresa Johnson & Johnson, apresentando a escova REACH ECO Essencial. Esta escova tem na sua composição o uso de material reciclado pré-consumo, ou seja, 40% do cabo é fabricado mediante o reaproveitamento de resíduos plásticos que sobravam da produção de outros produtos.


5.

http://www.youtube.com/watch?v=ciPkTz_KCSw


Link sobre uma empresa brasileira que aplica o conceito de P+L no seu processo de produção. Eles trabalham com pedras e granitos, os quais geravam um acúmulo de resíduos, que não eram reaproveitados. Hoje são utilizados para inúmeros fins, como fabricação de cimento.



6.

http://super.abril.com.br/superarquivo/2003/conteudo_288190.shtml


Link para o site da revista SuperInteressante, que mostra uma iniciativa do Consórcio Univias, fazendo o uso de tecnologia para o reaproveitamento da borracha de pneus descartados para a produção de asfalto. Além de trazer mais economia, resolve um grave problema ambiental, já que o tempo de vida de um pneu é de 300 a 400 anos.



7.

http://www.youtube.com/user/RecicleSeuSurf


Um grupo de amigos se juntou para fazer a primeira prancha de surf de garrafas pet do Brasil, utilizando apenas várias garrafas e uma cola caseira, bem resistente. Este vídeo é uma ação com o intuito de mostrar que, com criatividade e pouco dinheiro, pode-se reaproveitar o lixo, criando algo útil e divertido.


8.

http://www.bnb.gov.br/content/aplicacao/Meio_Ambiente/Acoes/gerados/producao_mais_limpa.asp?idTR=meioambiente


Link para uma página no site do Banco do Nordeste, que apresenta um Projeto de Produção mais Limpa. Seu objetivo é patrocinar a instalação de Núcleos de Tecnologias Limpas, formar consultores em Produção mais Limpa, disseminar os conceitos e financiar projetos de tecnologias limpas aos empresários nordestinos.


9.

http://www.cebds.org.br/cebds/eco-pmaisl-conceito.asp


Link para uma página que trata sobre P+L, no site do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Fundado em 1997, o CEBDS é uma coalizão dos maiores e mais expressivos grupos empresariais do Brasil, cujo desafio é criar condições no meio empresarial e nos demais segmentos da sociedade para que haja uma relação harmoniosa entre as três dimensões da sustentabilidade: econômica, social e ambiental.


10.

http://www.mesaproducaomaislimpa.sp.gov.br/

Fórum sem fins lucrativos, criado em 2001, formado por mais de 1000 associados, com âmbito multi-setorial, com participação aberta e voluntária, conduzida por pessoas interessadas em tornar a Produção Mais Limpa um instrumento importante para a produção e o consumo sustentáveis de bens e serviços, bem como contribuir para o aumento da satisfação de todas as partes interessadas da sociedade, através do uso das estratégias e meios proporcionados pela Produção Mais Limpa.



11.

http://www.ted.com/talks/view/id/547

Ray Anderson é dono da empresa Interface, empresa americana fabricante de carpetes, que se destaca devido ao forte apelo para a sustentabilidade e emissão zero (ZERO IMPACTO). Eles buscam eliminar os impactos negativos que sua indústria causa ao meio ambiente. Ray aumentou as vendas e dobrou os lucros ao revolucionar o tradicional sistema industrial de "extrair / fabricar / desperdiçar". De forma gentil e humilde, compartilha uma poderosa visão para o comércio sustentável.



12.

http://www.clickpb.com.br/artigo.php?id=20101019010200&cat=paraiba&keys=centro-producao-limpa-paraiba-referencia-internacional


Centro de Produção da Paraíba é referência internacional, graças ao trabalho de consultoria que vem sendo realizado pelo CEPIS (Centro de Produção Industrial Sustentável), cuja sede é em Campina Grande. A criação do CEPIS é fruto de um convênio entre o SEBRAE (PB) e a Secretaria Federal de Economia da Suíça, país que é referência mundial na tecnologia de P+L.


13.

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/california-reducao-emissao-poluentes-proposta-23-lei-ar-limpo-607175.shtml


Link que apresenta matéria sobre a intensa campanha do governador da Califórnia (EUA), Arnold Schwarzenegger, que conseguiu que 57,5% dos californianos votassem contra a Proposta 23, a qual pretendia dificultar a implantação da Lei do Ar Limpo, que previa a redução de 25% das emissões de gases do efeito estufa na Califórnia até o ano de 2020.


14.

http://carros.wordpress.zap.com.br/ultimas-noticias/salao-de-sp-mitsubishi-i-miev-20101029/


Lançamento do primeiro carro elétrico de produção em massa da Mitsubishi. Por ser elétrico, o veículo não utiliza combustível fóssil, o que o difere da intensa maioria dos carros em circulação hoje no mundo.


15.

http://www.ted.com/talks/eben_bayer_are_mushrooms_the_new_plastic.html


O designer de produtos Eben Bayer revela sua receita para uma nova embalagem, com base no uso de fungos, que protege materiais frágeis, como móveis, TVs de plasma, etc. É uma embalagem que pode vir a substituir o plástico.


16.

http://www.ted.com/talks/view/id/614

Biomimetismo é um dos pilares do Capitalismo Natural, e consiste em, através da observação da natureza e do comportamento dos animais, descobrir formas de produzir, construir e solucionar problemas aprendendo como a natureza faz. O link mostra palestra muito interessante de Janine Benyus sobre este assunto.


17.

http://www.zeri.org.br/

Site da Zero Emissions Research & Initiatives (ZERI), uma rede global de mentes criativas que procuram soluções para os desafios mundiais. A visão comum compartilhada pela família ZERI encara os resíduos como recursos e busca, de forma compartilhada, construir soluções inspiradas nos princípios que a Natureza utiliza em seu processo evolutivo. O conceito de Emissões Zero representa o entendimento de que todo e qualquer resíduo de um processo deverá constituir-se em insumo de um outro processo, num encadeamento capaz de agregar valor em todas etapas e trocas.


18.

http://www.triplepundit.com/about/

Triple Pundit é uma empresa online, para a comunidade empresarial, que cultiva o entendimento e compreensão dos três pilares: pessoas, planeta e lucro, ou melhor, economia, ecologia e sociedade. Eles oferecem uma cobertura especial e grupos de discussões sobre negócios sustentáveis no século 21.


19.

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI172790-15228,00-EMPRESAS+LIDERES.html


Link que apresenta relação das 10 Empresas Líderes em Políticas Climáticas. As empresas atentas às transformações do clima trazem benefícios para toda a sociedade e para seus negócios. Lançar à atmosfera uma quantia menor de gases causadores do efeito estufa ajuda a combater o aquecimento global. Mas podem-se obter diversas outras vantagens, porque uma operação remodelada para se tornar ambientalmente mais responsável tem potencial para reduzir custos com material, eletricidade, combustível e, assim, aumentar a rentabilidade.



20.

http://www.elsevier.com/wps/find/journaldescription.cws_home/30440/description#description


O Journal of Cleaner Production serve como um fórum internacional e interdisciplinar para a troca de informações e resultados de pesquisas sobre tecnologias e conceitos que visem ao progresso em direção a sociedades sustentáveis. O jornal encoraja a inovação nas indústrias e em novos produtos, com implementação da produção mais limpa nos seus processos. Estimula também o desenvolvimento de políticas governamentais e programas educacionais que explorem este tema.



21.

http://blogln.ning.com/profiles/blogs/geracao-de-energia-ajuda-na


Matéria que analisa o Balanço Energético Nacional de 2008, segundo o qual o país poderia gerar energia por meio da conversão do lixo em calor. O Brasil produz lixo suficiente para alimentar uma usina cuja capacidade seria de 5000 MW (mais da metade do que a Usina de Itaipu consegue gerar hoje), ou seja, há um potencial energético imenso a ser explorado, fazendo-se o uso do lixo produzido pelos brasileiros - cerca de 1,1kg por dia.



22.

http://www.ted.com/talks/view/id/213


Palestra de Jaime Lerner, ex-Prefeito de Curitiba, sobre o papel das cidades na busca pelo desenvolvimento sustentável. O que faz a diferença não são os green buildings ou os novos materiais, mas sim a concepção e o design da cidade. A solução não é a ISO 14001, a ecoeficiência ou a produção mais limpa, mas sim uma completa visão sustentável da atividade.


23.

http://www.silvaporto.com.br/blog/?p=252

Texto que busca diferenciar Produção Mais Limpa e Produção Limpa. A principal diferença seria que a P+L busca reduzir o impacto ambiental do processo produtivo, não sendo necessariamente sustentável. É preciso avaliar os processos produtivos sob a ótica da sustentabilidade para distinguir se ele está apenas sendo melhorado ou se está realmente reduzindo os impactos ao meio ambiente.


24.

http://www.slideshare.net/carinaestevess/capitalismo-natural-e-produo-mais-limpa-final

Apresentação de alunos de Administração da UFRGS sobre o tema Produção mais Limpa, visando responder o o que este conceito significa, quais suas vantagens, quais os objetivos ao implantar a P+L em uma empresa e os benefícios por ela proporcionados. Há ainda estudos de caso para ilustrar a questão.


25.

http://2020sustentavelcapitalnaturalepmaisl.blogspot.com/2010/05/barreiras-na-implementacao-da-pmaisl.html

Existe uma grande relutância para a prática de PmaisL. Os maiores obstáculos ocorrem em função da resistência à mudança; da falta de informação, e por questões econômicas. Essas barreiras impedem a visualização dos benefícios do programa, tanto para as empresas como para toda a sociedade (...)



26.

http://2020sustentavelcapitalnaturalepmaisl.blogspot.com/2010/05/capitalismo-natural-um-novo-conceito.html


Texto que trata sobre o Capitalismo Natural, o qual pode ajudar a suplantar a escassez de trabalho, esperança, segurança e satisfação, atuando sobre sua causa comum - o desperdício de recursos, dinheiro e mão-de-obra. O capitalismo natural absorverá o capitalismo industrial, unindo objetivos ecológicos e econômicos, e premiando as empresas que conseguirem atingir os dois.



27.

http://2020sustentavelcapitalnaturalepmaisl.blogspot.com/2010/05/estudo-de-caso-na-borusi-industria-e.html


Case de uma empresa brasileira que trabalha com borracha e após a implantação da P+L passou a gerar menos resíduos, pois aplicou uma técnica simples, que custou apenas R$ 500,00, no seu processo produtivo. As rebarbas geradas passaram a ser aproveitadas em outras peças menos nobres, reduzindo significativamente a quantidade de material colocado fora.


28.

http://www.terracycle.com.br/


Site da empresa Terracycle, que faz a transformação de embalagens usadas em novos produtos. Ela funciona com o patrocínio e apoio de empresas que tem interesse em reciclar suas embalagens e ter sua marca divulgada, e de pessoas, escolas, igrejas, que colaboram enviando embalagens usadas para a TerraCycle, a qual vende os novos produtos para os varejistas, que vendem para o consumidor final. Como resultado, tem-se uma redução importante da quantidade de lixo produzido.


29.

http://2020sustentavelcapitalnaturalepmaisl.blogspot.com/2010/04/projeto-producao-mais-limpa-fiesp-e.html


Vídeo onde o presidente da FIESP palestra para alunos de Universidade paulista sobre a importância da Produção mais Limpa e da conscientização dos estudantes acerca deste tema. A questão chave é que as empresas precisam logo começar a produzir de modo menos danoso ao meio ambiente.


30.

http://www.portalempresarial.com.br/data/Pages/LUMIS1593352DPTBRIEGUEST.htm


Site do Portal Empresarial, com uma página destinada ao anúncio de venda de resíduos sólidos gerados por empresas que têm interesse em comercializa-los para outras empresas. É como se fosse um classificados, dividido por Estados brasileiros, para facilitar o contato, a compra e o transporte dos mesmos.

Um comentário:

  1. Gostaria de compartilhar o meu artigo sobre design inclusivo, obrigado.
    http://www.bdxpert.com/2011/01/10/design-inclusivo-vai-alem-da-arquitetura-e-da-acessibilidade/

    ResponderExcluir