2020 SUSTENTÁVEL

Por um 2020 sustentável! Se cada um de nós iniciarmos pequenas mudanças nos hábitos sabendo do poder de mudança que nossos atos têm, em pouco tempo conseguiremos implantar um novo modo de vida consciente e sustentável no mundo.

Todos por um mundo melhor para se viver.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Apoio: Brasil pode exportar modelo agrícola de baixa emissão

O Brasil pode contribuir para o desenvolvimento da agricultura nas regiões tropicais do planeta com base em um modelo econômico de baixa emissão de carbono, suprimento de energia limpa e renovável e preservação dos recursos naturais. A pesquisa desenvolvida no País nas áreas agrícola e de pecuária no cerrado brasileiro pode ajudar a construir uma economia verde no mundo. A afirmação é do diretor-presidente da Embrapa, Pedro Antonio Arraes Pereira.
Pedro Arraes afirmou durante a palestra Cerrado, Água, Alimento, Energia e Pesquisa Agropecuária, na 63.ª Reunião Anual da Sociedade para o Progresso da Ciência (SBPC), que o bioma está presente em outros países e o Brasil pode transferir conhecimento para Colômbia, Venezuela e interior da África.
Dentre as tecnologias passíveis de disseminação, que buscam a preservação do meio ambiente, Pedro Arraes citou o sistema de plantio direto e o aprimoramento do manejo do solo, o controle integrado de pragas, que conjuga o combate de insetos nocivos às culturas com seus predadores naturais, e a integração lavoura, pecuária e floresta, que aumenta a produtividade por unidade de área e auxilia a reduzir o desmatamento.
Segundo Pedro Arraes, a pesquisa ainda não possui todas as respostas para equacionar plenamente questões colocadas no esforço por um desenvolvimento menos poluente, mas o Brasil é um dos países cujo peso da atividade econômica agropecuária e o conhecimento científico pode servir ao mundo.
“É preciso debater, como na Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre meio ambiente em 2012), quais são os princípios para a mudança ambiental e energética e talvez o Brasil seja o país que possa conseguir fazer isso.”
Ao falar da importância e dos avanços da pesquisa agropecuária realizados pela Embrapa, Pedro Arraes lembrou o significado da incorporação do Cerrado ao sistema produtivo. Salientou que o bioma contribuiu para que o agronegócio brasileiro avançasse, representando quase 30% do Produto Interno Bruto (PIB), gerando empregos no País, bem como à redução do preço de alimentos nas cidades.
Ainda como resultado desse panorama, Pedro Arraes citou o passivo causado sobre o meio ambiente no meio rural e a necessidade atual de se avançar nesse aspecto, conciliando a agricultura como provedora igualmente de serviços tanto sociais quanto ambientais.
“No contexto das políticas públicas, pretendemos elevar o meio rural como mola propulsora de descarbonização de toda a agricultura. No
passado trabalhamos apenas visando o potencial econômico, mas hoje se faz necessário trabalhar também o social e o ambiental, entre eles, por
exemplo, as questões de energia alternativa, biomassa, energia eólica e outros tipos de energia alternativas que precisam ser desenvolvidas”, observou.

Fonte: http://sociedadesustentavel.terra.com.br/integra.php?id=2613

Nenhum comentário:

Postar um comentário