2020 SUSTENTÁVEL

Por um 2020 sustentável! Se cada um de nós iniciarmos pequenas mudanças nos hábitos sabendo do poder de mudança que nossos atos têm, em pouco tempo conseguiremos implantar um novo modo de vida consciente e sustentável no mundo.

Todos por um mundo melhor para se viver.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Produção Mais Limpa: Vantagem para sua Empresa!

A adoção da P+L como ferramenta do sistema de gestão da empresa, pode trazer resultados ambientais muito satisfatórios. Estes dados permitirão estabelecer, no futuro, indicadores como a produtividade, a redução do consumo de matérias-primas e dos recursos naturais, a eliminação de substâncias tóxicas, a redução da carga de resíduos gerados e a diminuição do passivo ambiental. Os resultados positivos destes indicadores implicam diretamente na redução de riscos para a saúde ambiental e humana, bem como contribuem sobremaneira para os benefícios econômicos do empreendedor, para a sua competitividade e imagem empresarial.
Assim, se espera que a parceria entre o órgão ambiental e o setor produtivo gere uma visão crítica que incentive o aumento do conhecimento técnico, podendo com isso disseminar e promover o desenvolvimento de novas tecnologias com vistas ao sucesso do desenvolvimento sustentável. 
Os Guias Técnicos de Produção Mais Limpa constituem preciosa fonte de informações e orientação para técnicos, empresários e todos os interessados na implementação de medidas ecologicamente corretas nas unidades fabris, pois serve de defesa ao meio ambiente e qualidade de vida. A implementação destas medidas trazem as empresas lucro em relação à economia e a sociedade em razão do respeito ao meio ambiente e ao crescimento sustentável .
O conceito de P+L pode ser resumido como uma série de estratégias, práticas e condutas econômicas, ambientais e técnicas, que evitam ou reduzem a emissão de poluentes no meio ambiente por meio de ações preventivas, ou seja, evitando a geração de poluentes ou criando alternativas para que estes sejam reutilizados ou reciclados.
As vantagens são significativas para todos os envolvidos, mas é a empresa que obtém os maiores benefícios para o seu próprio negócio. A P+L pode significar redução de custos de produção; aumento de eficiência e competitividade; diminuição dos riscos de acidentes ambientais; melhoria das condições de saúde e de segurança do trabalhador; melhoria da imagem da empresa junto a consumidores, fornecedores, poder público, mercado e comunidades; ampliação de suas perspectivas de atuação no mercado interno e externo; maior acesso a linhas de financiamento; melhoria do relacionamento com os órgãos ambientais e a sociedade, entre outros. Por isso é válido adotar essa prática, principalmente se a empresa for pequena ou média e esteja dando os primeiros passos no mercado.
Importante ressaltar que a P+L é uma estratégia que pode se aplicar aos sistemas de gestão, e que abrange diversos níveis da empresa, da alta diretoria aos diversos colaboradores. Trata-se não só de mudanças organizacionais, técnicas e operacionais, mas também de uma mudança cultural que necessita de comunicação para ser  disseminada e incorporada ao dia-a-dia de cada colaborador. Pode-se dar com exemplo o uso racional da água com técnicas de economia e reuso; técnicas e equipamentos para a economia de energia elétrica; utilização de matérias-primas menos tóxicas, reciclagem de materiais, tratamento de água e de efluentes industriais, entre outros, são exemplos de procedimentos de P+L aplicáveis à produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário