2020 SUSTENTÁVEL

Por um 2020 sustentável! Se cada um de nós iniciarmos pequenas mudanças nos hábitos sabendo do poder de mudança que nossos atos têm, em pouco tempo conseguiremos implantar um novo modo de vida consciente e sustentável no mundo.

Todos por um mundo melhor para se viver.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Lixo para uns, Materia Prima para outros e LUCRO PARA TODOS..

  Todos nós sabemos que o desenvolvimento tecnológico busca atender às necessidades das empresas em produzir cada vez mais, com melhor qualidade, menor custo e menor impacto ambiental. Porém, todo processo produtivo apresenta a peculiaridade de gerar produtos que não integram a atividade fim da empresa.. Assim, consideramos como resíduo os produtos advindos dos processos industriais que não tenham mais função, ou utilidade, para a empresa em questão.
  Para tornar mais fácil a equalização dos problemas da geração de resíduos e da infindável geração de novas pilhas de lixo, foi criado um sistema onde esses resíduos indesejáveis fossem repassados para outras empresas que os possam utilizar como matéria prima. Dessa forma, a máxima de Lavoisier "Na natureza nada se cria, tudo se transforma" ajuda o processo de Produção Mais Limpa e exemplifica bem o trabalho das Bolsas de Resíduos.
  As Bolsas de Resíduos são serviços de informações em nível nacional e internacional, concebidas com a finalidade de identificar mercados para os resíduos gerados nas operações industriais e estimular seu reaproveitamento de forma racional e econômica. Elas servem como guia para a promoção de oportunidades de negócios, a fim de propiciar novas alternativas de mercado e ocupar a capacidade ociosa eventualmente existente em alguns campos dos processos industriais de produção.

  O que é resíduo e desperdício para uma indústria, pode ser matéria-prima e redução de custos para a outra. Esta é a função das Bolsas de Resíduos, onde uma de suas características mais importantes é que, dando um destino aos resíduos, estes não voltam para o meio ambiente, como elementos poluidores.



  Aqui no Rio Grande do Sul, já temos exemplos de empresas que utilizam essas Bolsas, como a Gerdau que vê no programa uma ótima forma de evitar o desperdício e permitir melhor qualidade, menor custo e menor impacto ambiental.
Acompanhe o sucesso das bolsas de resíduos de cada Estado do Brasil pelo link:
http://www.portalempresarial.com.br/data/Pages/LUMIS1593352DPTBRIEGUEST.htm
Abraços!
Daniel, Carina e Daniel

5 comentários:

  1. Eu entendo que para a iniciativa privada o mais relevante é a referência a diminuição de custos e a possibilidade de lucros, sendo que, o restante é uma consequência ótima para todos nós.
    Na minha opinião, a de um leigo interessado no tema, a matéria é altamente interessante e oportuna para o nosso desenvolvimento.
    Parabéns.
    José Luiz

    ResponderExcluir
  2. Isto é extremamente importante, pois algumas empresas não sabem o que fazer com o resíduo gerado!
    As bolsas de resíduos pode ser uma oportunidade para que empresas comercializem o resíduo gerado ou até mesmo, elimine de forma correta.
    Algumas vezes, apenas a doação deste resíduo já é o suficiente, pois e empresa quer apenas ter um destino certo para isso, evitando assim danos ambientais!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Como o José Luiz comentou, já que as empresas supervalorizam a questão de redução de custos e geração de lucros, essa ideia pode ser "vendida" para as organizações, exatamente, com esse slogan de redução de custos. Já que, se essa é uma maneira de conseguirmos aproximar das empresas as práticas mais sócioambientamente corretas.
    Além do mais, as empresas hoje sabem que ter uma gestão mais voltada à preservação do meio-ambiente oferece prestígio e reconhecimento social.
    Afinal, é um bom começo!

    ResponderExcluir
  5. Eu concordo com você Carina.
    Achei bem interessante o assunto que vocês estão abordando porque qualquer iniciativa nessa direção trará benefícios tanto para as empresas quanto para o nosso planeta de maneira geral.
    Nada mais é do que uma relação de ganha-ganha, isto é, bem entendido, ninguém perderá. Só faz bem a todos.
    Gostei da matéria do blog de vocês e vou acompanhar mais amiúde e, dentro do possível, participar com maior frequência.
    Entendo que estão no caminho certo.
    Bom trabalho, boa a iniciativa de vocês e boa sorte.
    José Luiz.

    ResponderExcluir