2020 SUSTENTÁVEL

Por um 2020 sustentável! Se cada um de nós iniciarmos pequenas mudanças nos hábitos sabendo do poder de mudança que nossos atos têm, em pouco tempo conseguiremos implantar um novo modo de vida consciente e sustentável no mundo.

Todos por um mundo melhor para se viver.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Ônibus movido a hidrogênio é lançado no Rio de Janeiro

O primeiro veículo do Brasil movido a hidrogênio, com 100% de tecnologia nacional, foi lançado no dia 26 de abril. Com autonomia para rodar até 300 quilômetros, o Ônibus a Hidrogênio da Coppe é movido a energia elétrica obtida de um conjunto de baterias ligadas na rede e complementada com energia produzida a bordo, por uma pilha a combustível alimentada com hidrogênio. Isso significa um veículo silencioso, com eficiência energética muito maior que a dos ônibus convencionais a diesel e com emissão zero de poluentes. O que sai de seu cano de descarga é apenas vapor de água, tão limpo que, se condensado, resultaria em água para consumo.

O veículo, que conta com financiamento da Finep, Petrobras, CNPq e Faperj, tem tamanho e aparência iguais a um ônibus urbano convencional, porém possui o mesmo sistema de recuperação de energia cinética utilizado pelos carros de Fórmula 1. A diferença é que, na Fórmula 1, esse sistema é voltado para ganho de velocidade e, nos ônibus da Coppe, para aumento da eficiência energética e economia de combustível. Seu pioneirismo está no fato de terem sidos desenvolvidos no Brasil todos os equipamentos e subsistemas tecnológicos importantes para essa aplicação. O sistema de tração elétrica oferece partidas e deslocamentos suaves e permite otimizar o seu desempenho em função do ciclo de rodagem.

O veículo foi projetado para uso urbano e em julho começa a circular na Cidade Universitária, no Fundão, e depois fará uma linha regular pela zona sul do Rio de Janeiro. O primeiro ônibus também poderá ser uma das opções de transporte sustentável para o Rio na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas em 2016.

Mais informações: www.coppe.ufrj.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário